No caminho cheio de pedras, só Drummond viu com suas retinas fatigadas que no meio tinha uma que os outros poetas todos, com suas retinas descansadas, não tinham conseguido ver.

***

A literatura brasileira e Dalton Trevisan moram na mesma cidade: Curitiba. Nas raras vezes em que ela e ele são vistos, estão sempre juntos.

***

No dia em que finalmente a Academia lhe concedeu o Nobel, o velho escritor reconciliou-se com Deus e para celebrar o ato pediu ao Senhor que, assim que pudesse, lhe desse o bicampeonato.

***

Dou graças à minha tristeza, que, sempre atenta, jamais me deixou ser como esses tipos capazes de se afogar em gargalhadas diante de um bufão imitador de passarinho.

***

Andei falando em nome da Poesia. Prenderam-me aqui, desmascararam-me ali, surraram-me acolá. E onde me prenderam, e onde me desmascararam, e onde me surraram eu me declarei culpado, culpado, culpado. Teria sido feliz, mas não. Acusaram-me sempre de tudo. De farsa, de engodo, de trapaça. Mas jamais do pecado imortal da simonia.

***

Eu era um menino e já sabia que, se tinha alguma vantagem sobre os outros, ela era a tristeza que me angustiava o peito e pedia algo mais que as lágrimas para expressar-se.

***

Se eu precisasse confiar minha tristeza às mãos de alguém, escolheria as de Chopin.

***

Sou um personagem sem vontade e sem coragem. Sou o rei dos poltrões. Se minha vida fosse uma peça de teatro e tivesse três atos, precisaria ter, pela lei das proporções, três mil trezentas e trinta e três omissões.

***

É isso mesmo, pode crer. A vida é para os tolos e os felizes, enquanto assim eles puderem ser.

________

Raul Drewnick é jornalista, trabalhou 32 anos no Estado de São Paulo e na antiga revista Visão. Escrevia crônicas para o Caderno2 e para o caderno Cidades do Estadão, além da Vejinha/São Paulo, Jornal da Tarde e o antigo Diário Popular. Escreveu os livros de crônicas “Antes de Madonna” (Editora Olho d’Água) e “Pais, filhos e outros bichos” (Lazuli/Companhia Editora Nacional), além de ter feito parte de coletâneas e antologias. Possui um livro de contos e duas dezenas de novelas juvenis. Na RUBEM, escreve quinzenalmente aos domingos.