Curso de charlatanismo a distância [Rubem Penz]

Posted on 10/05/2019

6



– Bom dia!

– Muito bom dia! Aliás, melhor ainda, agora que estamos conversando. Como posso ajudar?

– Gostaria de informações sobre este tal curso de charlatanismo a distância, por favor.

– Claro. Ele é um programa com conteúdo inédito e exclusivo cujo objetivo é capacitar as pessoas na ciência e na arte da fraude profissional.

– Hum. Parece interessante. E ele é reconhecido por alguma instância?

– Não, obviamente. É um curso de charlatanismo, né? Olha o nome.

– Sim, claro. Que pergunta estúpida. Mas está de alguma forma vinculado com uma instituição, uma escola, uma universidade…

– Nós dispensamos qualquer tipo de chancela. A você bastará a nossa palavra.

– E como saberei que não estou sendo enganado?

– A questão é outra. Como, senão conosco, você saberá que é capaz de enganar os outros de forma competente, firme, eloquente? Inquestionável!? Quer saber? Em nossas poucas palavras, já percebo que eu acredito muito mais em você, em seu incrível potencial, do que você mesmo.

– Hein?

– Exato! Acredito em você! Desde o princípio intuí firmeza, convicção, astúcia. Sua dicção é boa, pausada. A voz inspira confiança e, ou muito me engano, seu vocabulário sugere ter curso superior completo. Acertei?

– Sim, sou formado em…

– Não importa! Ao charlatão, basta a boa conversa, aquela que nasce de alguém com visão de mundo, vivências ricas, frases articuladas e segurança. Isso está em perfeita conformidade com os requisitos básicos. Inclusive, estou marcando aqui que você já está dispensado do nosso exame de seleção. E olha que poucos passam por ele, somos rigorosíssimos na admissão de novos estudantes.

– É mesmo? Tudo isso? Puxa, jamais imaginei que…

– Ah, acredite em mim tanto quanto eu creio em você! Esta é nossa especialidade: encontrar pessoas aparentemente inseguras, com autoestima abalada e um desejo enorme em alcançar o sucesso com pouco esforço. E, depois da matrícula, transformá-las em charlatães de primeira. Agora, a pergunta de um milhão de dólares: você está preparado para o sucesso?

– SIM!

– Então basta informar o número do seu cartão de crédito para que possamos…

__________

Rubem Penz, nascido em Porto Alegre, é escritor e músico. Cronista desde 2003. Entre suas publicações estão “O Y da questão” (Literalis), “Enquanto Tempo” (BesouroBox) e “Greve de Sexo” (Buqui). Sua oficina literária, a Santa Sede – crônicas de botequim, dez antologias, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Literatura 2016 na categoria Destaque Literário. Na RUBEM escreve quinzenalmente às sextas-feiras.

Anúncios
Marcado:
Posted in: Crônicas