Global publica coletânea de crônicas de Luís Martins

Posted on 06/04/2017

0



Luís Martins é o mais novo selecionado para a coleção “Melhores crônicas” da Global Editora. O livro reúne 100 crônicas entre as milhares que o escritor escreveu diariamente para o Estado de São Paulo por mais de 30 anos. A seleção foi feita pela filha do escritor, Ana Luísa Martins.

Ana Luísa ressalta que a crônica de Luís Martins se destaca pela agilidade na narrativa, assim como por uma ironia fina, sem deixar de lado o lirismo.

A obra preenche um espaço importante, uma vez que, apesar da extensa produção no gênero da crônica, não havia ainda uma seleção abrangente da produção de Luís Martins, com exceção de “Ciranda dos ventos“, destinada ao público jovem, e as crônicas que entraram nos livros “Futebol da madrugada” e “Noturno do Sumaré“, todos há muito tempo fora de circulação e difíceis de encontrar até em sebos.

Em verdade, Luís Martins (que assinava textos como L. M.) é pouco conhecido fora do ambiente do jornal em que escreveu, apesar dos elogios que recebeu, por exemplo, de nomes como Carlos Drummond de Andrade. Este livro pode torná-lo mais conhecido dos leitores de hoje.

Melhores Crônicas – Luís Martins
Global Editora, 304 p., R$ 49

A coleção Melhores Crônicas

Este é o livro de nº 34 da coleção “Melhores Crônicas”, que vem resgatando a produção no gênero de representativos escritores do país.

Confira os autores já contemplados com uma edição da coleção “Melhores Crônicas“: Machado de Assis, José de Alencar, Olavo Bilac, Raul Pompéia, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Artur Azevedo, Coelho Neto, Humberto de Campos, João do Rio, Manuel Bandeira, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Marques Rebelo, Cecília Meirelles, Rachel de Queiroz, Sérgio Millet, Marcos Rey, Josué Montelo, Gustavo Corção, Austregésilo de Athayde, Álvaro Moreira, Ivan Ângelo, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Affonso Romano de Sant’Anna, Ferreira Gullar, Roberto Drummond, Zuenir Ventura, José Castello, Maria Julieta Drummond de Andrade, Odylo Costa, filho e Marina Colasanti.

Anúncios
Posted in: Uncategorized