Rubem Penz lança livro de crônicas

Posted on 23/11/2016

6



O cronista Rubem Penz lança nesta quinta-feira (24/11), em Porto Alegre, o livro “Greve de sexo e outras crônicas” (Buqui). A sessão de autógrafos do escritor, que também é cronista da RUBEM, acontece dia 24 de novembro, às 19h, defronte ao Postiano Café, no Viva Open Mall, Av. Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre.

Este é o primeiro livro do cronista em que a estratégia dominante é a crônica em primeira pessoa. “Não há gênero literário em que se experimente maior exposição pessoal do que a crônica”, afirma.

Mesmo simbolicamente nu, Rubem Penz, compõe-se cuidadoso na crítica aos estranhos costumes brasileiros neste início de século. Sob o seu olhar e análise passam ao longo das 49 crônicas temas como família, cidade, política, amor, esportes, sexualidade, religião…

Muitas crônicas são inspiradas em notícias de jornal, entre elas a que dá título ao livro, inspirada em uma curiosa nota sobre a greve de sexo promovida por mulheres no Togo.

O toque de poesia contido nas crônicas pode ser resultado de alguma contaminação lírica de autores como Antônio Maria, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, influências de suas aulas de oficina literária.

O humor, inspirado por Verissimo, fica evidente em Uma visita ao Analista de Bagé, e o próprio exercício do gênero é contemplado na abertura do livro com Achados e perdidos.

Como salienta o jornalista Luiz Rivoiro na apresentação, não é livro de um escritor recluso, e sim obra de quem circula pela cidade. Mais do que circula, faz das ruas seu endereço comercial – a Santa Sede, sua oficina literária, acontece num botequim.

Resulta, também, do atento ouvido de um músico a conduzir raciocínios sem perder o ritmo. E referenda um gênero que, de tão íntimo com o leitor, não traz pudores, e sim palavras nuas.

greve

 

Serviço:

O que: Lançamento do livro Greve de Sexo e outras crônicas (Buqui, 2016), de Rubem Penz

Quando: dia 24 de novembro, das 19h às 21h

Onde: Defronte ao Postiano Café, no Viva Open Mall, Av. Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – com estacionamento no local

Preço do livro: R$ 30,00

 

Anúncios
Marcado:
Posted in: Notícias