Dia de chuva [Madô Martins]

Posted on 15/01/2016

1



Madô Martins*

Chove muito lá fora, uma daquelas previsíveis chuvaradas de verão, e aproveito para desfrutar a casa, o domingo, a ausência de deveres em que se incluem horários e compromissos.  A rua, sem carros ou gente, está repleta de poças, o prédio, silencioso, e a casa reflete minha paz. Se sinto fome, como, lavo a louça quando me dá vontade, demoro na leitura do jornal, passo horas escrevendo. O celular e o telefone doméstico permanecem silentes e o rádio acaricia os ouvidos com música suave. Um dia como todos deveriam ser, sem necessidades ou vontades a satisfazer, a não ser as de agora.

Penso no amigo escritor que, a esta altura, deve estar flertando com seus livros na vasta biblioteca do apartamento novo. Na amiga bailarina, ensaiando passos entre um afago e outro nos seus gatos. Na viúva recente, a se confrontar com os pertences e a ausência daquele que partiu. Nos filho e nora, aconchegados em seu ninho que logo pertencerá a três.

Penso nos passarinhos que vivem por aqui e não devem estar muito longe, abrigados entre os galhos das árvores. As bolachas que deixo para eles no peitoril do vitrô, se não levaram, devem estar encharcadas. Nem mesmo os cães da vizinhança se fazem ouvir, pelo menos, enquanto não há trovoadas. E, assim como os pássaros, os muitos gatos que diariamente  avisto desde as janelas também se esconderam dos pingos grossos, típicos do tempo de calor. À menor trégua, alados e peludos reaparecerão para a reintegração de posse, tão certo quanto amanhã será segunda-feira.

Mas não me importa pensar no amanhã. Hoje estou inteira aqui, na casa que montei pouco a pouco e leva meu jeito, onde ando descalça, há vinho e bombons na geladeira, além de plantas que apreciam a companhia, crescem e me presenteiam com flores. Hoje, daqui não saio, nem que pare de chover…

__________

Madô Martins é escritora e jornalista, com 12 livros publicados e mais de 700 crônicas impressas aos domingos no jornal A Tribuna, de Santos/SP. Na RUBEM, escreve quinzenalmente às sexta-feiras.

Anúncios
Marcado:
Posted in: Uncategorized