Coletânea de crônicas celebra obra de Rubem Alves

Posted on 17/11/2015

0



Do Jornal do Brasil

Amigo pessoal e também grande admirador de Rubem Alves, o Professor Samuel Ramos Lago descobriu como lidar com a saudade que sentia do camarada, que faleceu em julho de 2014. A solução foi escolher as melhores crônicas de Alves já publicadas na Folha de São Paulo e na revista Educação em uma só obra, que ganhou um nome muito apropriado para um livro envolvente de um autor querido: A Fisgada da Saudade.

Este também é o título de um dos 24 textos reunidos no livro, que está sendo lançado pela Editora Nossa Cultura. Nesta crônica, Alves reflete sobre a existência de sentimentos como a saudade, que, assim como Deus, não pode ser vista ou tocada, embora o ser humano possa sentir e constatar que existe.

Todo este conteúdo selecionado por Lago mostra o ponto de vista sensível e crítico do amigo Rubem – que foi psicanalista, teólogo e educador – a partir de pequenas observações que ele fazia do cotidiano ou das pessoas ao redor.

Ao longo da vida, Rubem explorou diferentes assuntos em suas crônicas. Entre as mais emotivas, destaca-se “As duas caixas” que traz um Rubem instável, estudando seu próprio desempenho como escritor e intelectual formador de opinião. O autor causa comoção também quando fala sobre o convívio entre família e o contato com crianças na experiência como educador.

O livro compreende também pensamentos mais complexos de Rubem sobre história, política e sociedade, em textos que ainda são atuais e provocam reflexão no leitor. Quem conheceu o inspirador escritor brasileiro pelo título “O melhor de Rubem Alves”, da mesma editora, vai adorar matar a saudade com a leitura de A Fisgada da Saudade.

Ficha técnica

ISBN: 978-85-8066-149-1

Editora: Editora Nossa Cultura

Autor: Rubem Alves

Organização: Prof. Samuel Lago

Preço: 19,00

Anúncios
Marcado:
Posted in: Uncategorized