Livro com crônicas de João do Rio será lançado em outubro

Posted on 30/09/2015

0



A Editora Carambaia anuncia para o final de outubro o lançamento de uma caixa com três volumes do escritor João do Rio. Um deles será dedicado à Crônica e contará com textos inéditos. João do Rio é geralmente visto como o responsável por fazer uma transição entre a crônica folhetinesca do século XIX e a crônica moderna de Rubem Braga. Os demais livros serão dedicados ao Teatro e ao Folhetim.

Em João do Rio, as informações de que o cronista se ocupa em seu texto ganharam uma roupagem mais literária, ao mesmo tempo em que o autor, também jornalista, se deslocava até os fatos urbanos para melhor vivenciá-los. Essa mistura iria levantar a questão até hoje controversa sobre o que é jornalismo e o que é literatura no gênero.

A crônica de João do Rio mostrou a capacidade do gênero em produzir história social, na medida em que retratava aspectos e mudanças de hábitos e costumes da sociedade. Nela se destacava um processo de despojamento verbal que seria importante para a crônica moderna. Já naquela época o gênero se adaptava ao ritmo acelerado da vida.

Uma das orientações da Editora Carambaia, que lançará a caixa que inclui o livro de crônicas, é a de resgatar livros e escritores que andavam esquecidos do público.

 

Anúncios
Marcado:
Posted in: Uncategorized