Livro de crônicas de Drummond ganha nova edição

Posted on 17/07/2015

0



A partir do dia 24 de julho, chegará às livrarias do país uma nova edição de mais um livro de crônicas de Carlos Drummond de Andrade. “O poder ultrajovem“, lançado originalmente em 1972, ganha agora uma reedição pela Companhia das Letras. O livro reúne crônicas do autor escritas entre 1960 e 1970 para o Jornal do brasil.

Drummond fala de temas como a amizade, a história do Brasil, a vida no Rio de Janeiro, o futebol e a ecologia. Também há espaço para as crianças e os jovens em seus textos, pois o cronista observava as transformações pelas quais eles passavam naqueles tempos conturbados para o país. Esta edição conta ainda com posfácio do crítico Alcir Pécora.

Trecho da crônica “Verão: aqui e agora“:

Peço aos colegas de crônica o favor de deixar um pouco de verão para mim. Também quero comentá-lo. A partir da Revolução de 30, que inovou muitas coisas, o verão é um fenômeno cíclico, verificado entre a praia do Leme e a avenida Niemeyer. No resto da cidade, havia apenas calor. Verão, só na Zona Sul, com suas implicações gozosas: praia desde o amanhecer e durante o dia inteiro ou emendando com o dia seguinte, jogos e namoro na areia, jacaré, surf, lancha, bar etc. A localização do fenômeno não dava margem a problemas de fronteira: respeitava-se a faixa. Do estado do Rio, São Paulo e Minas, como dos demais bairros cariocas, acudiam pessoas desejosas de passar o verão no Rio, isto é, naquele setor privilegiado de areia e água. 

Leia também:

A frivolidade nada inútil de Drummond 

Posted in: Uncategorized