Morre o cronista João Ubaldo Ribeiro

Posted on 18/07/2014

2



Faleceu na madrugada desta sexta-feira (18/07) em sua casa no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade, o escritor João Ubaldo Ribeiro. O autor foi vítima de uma embolia pulmonar. O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras e um dos poucos membros a se destacar no gênero da crônica. O velório acontece na própria ABL e ainda não há informações sobre o enterro.

João Ubaldo Ribeiro, natural de Itaparica/BA, era formado em Direito, mas nunca chegou a advogar. Era pós-graduado em Administração Pública e mestre em Administração Pública e Ciência Política.  Foi professor na UFBA e na Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, editoralista, chefe de reportagem e cronista em veículos como o Jornal da Bahia e o Tribuna da Bahia.

Entre 1990 e 1991, morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio, e dessa experiência resultaria o livro de crônicas “Um Brasileiro em Berlim“, com textos também publicados no jornal alemão Frankfurter Rundschau.

Foi colaborador de diversos jornais e revistas no país e exterior, entre eles Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo, A tarde, Die Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal e Jornal de Letras (Portugal), entre outros.  Seu trabalho na imprensa o consagrou como um dos principais cronistas em atividade no país.

Também no livro “Um Brasileiro em Berlim”, o escritor escreve sobre o início da sua formação como leitor. Seu relacionamento com os livros começou cedo, e foi ele um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Entre os seus romances, destacam-se obras  “Sargento Getúlio” e “Viva o Povo Brasileiro”. Nas crônicas, João Ubaldo Ribeiro sempre se destacou por um estilo satírico e com narrativa envolvente, repleta de gracejos e exageros, bebendo de uma fonte com origem em Machado de Assis. Retratava os personagens da ilha de Itaparica e, a partir dela, lançava o seu olhar inteligente, crítico e divertido para o mundo.

Livros de Crônicas de João Ubaldo Ribeiro

Sempre aos domingos – 1988
Um brasileiro em Berlim – 1995
Arte e ciência de roubar galinhas – 1999
O Conselheiro Come – 2000
A gente se acostuma a tudo – 2006
O Rei da Noite – 2008

 

Anúncios
Posted in: Uncategorized