Vanessa Barbara e o Louco de Palestra

Posted on 15/07/2014

0



A escritora Vanessa Barbara está lançando o livro “O Louco de Palestra e Outras Crônicas Urbanas(Companhia das Letras). A obra reúne textos originalmente escritos para jornais como a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo e revistas como a piauí e versam sobre o bairro paulistano do Mandaqui, seus tipos peculiares e sua vida social, além de comentários sobre televisão e observações sobre o urbanismo paulistano.

Na crônica-título, Vanessa fala sobre aquele sujeito meio abilolado que intervém, comenta e causa em palestras, conferências, debates em geral. Além de fazer rir, Vanessa também emociona, como em textos escritos à Rubem Braga: “Queria escrever um texto bonito, algo que a moça das verduras pudesse levar consigo no ônibus após um dia sem couves, e que ela fosse reler de mansinho e recortar para as amigas”.

Alguns dos textos incluídos:

“O louco de palestra”
“O popular exaltado”
“O Mandaqui e sua lógica” (texto proibido no Mandaqui)
“Os sem-celular”
“A queda do sistema”
“Rúcula ou agrião?”
“Olimpíada para quem tem asma”
“Uma em um bilhão”
“As coisas que restam”

Vanessa Barbara nasceu em São Paulo, em 1982. É jornalista, tradutora e cronista. Publicou O livro amarelo do terminal (Cosac Naify, 2008, Prêmio Jabuti de Reportagem), O verão do Chibo (Alfaguara, 2008, com Emilio Fraia), o infantil Endrigo, o escavador de umbigo (ed. 34, 2010, com Andrés Sandoval) e, pela Companhia das Letras, a graphic novel A máquina de Goldberg (com Fido Nesti).

louco

Anúncios
Posted in: Uncategorized