Affonso Romano de Sant’Anna e a raiz quadrada do absurdo

Posted on 21/11/2013

0



“A raiz quadrada do absurdo” é uma das primeiras coletâneas de crônicas de Affonso Romano de Sant’Anna. Seus textos cobrem um período que vai de 1987 a 1989, quando se vivia as primeiras frustrações após a retomada democrática. É justamente a questão política que domina os primeiros 20% do livro. Com uma ironia leve, mas pulsante, Affonso disserta e reflete sobre a corrupção e outros descaminhos em que via o país se meter.

Não há propriamente durante esta parte, e mesmo ao longo do livro, uma literatura no sentido tradicional. Isto é, a preocupação do cronista está bastante voltada a aspectos reais da vida do leitor. Mas também é verdade que após a parte mais política do livro se inicia em “Longos cabelos do mar” uma fase mais lírica, em que o cronista fala sobre temas como a juventude, a cumplicidade de mãe e filha, o aprendizado do amor.

Curiosamente, é possível perceber semelhanças entre a crônica de Affonso e a de sua esposa Marina Colasanti, ambas com muitas referências culturais, com temas nascidos de flimes, viagens, leituras e do noticiário, além de  bastante preocupação social. Um exemplar digno de nota neste livro de Affonso é a sequência de crônicas “A magia cruel das ruas”, sobre uma professora que, para estudar a linguística das ruas, passou a viver com os meninos de rua. Affonso se corresponde com a professora, escreve sobre ela e os meninos, e ao final ainda tem a sua crônica lida para eles.

Também há alguns textos que homenageiam mortos recentes para a época, como Chico Mário, Aurélio Buarque de Hollanda e Flávio Rangel. O estilo de Affonso é elegante, e ao mesmo tempo preciso e firme no que pretende defender. Suas crônicas não são descompromissadas. E suas inquietações, mesmo após tanto tempo de escritas, continuam bastante atuais. O absurdo, afinal, continua nosso grande conhecido.

Henrique Fendrich

Onde eu acho?  Está à venda no site da Rocco por R$ 26. Na Estante Virtual é possível encontrar edições usadas a partir de R$ 5.

Posted in: Uncategorized