A alma interiorana de Marcelo Canellas

Posted on 25/10/2013

0



(Foto: Lúcio Alves/Divulgação) 

O jornalista da TV Globo Marcelo Canellas está lançando “Províncias – Crônicas da Alma Interiorana”, coletânea de crônicas que é também o seu primeiro livro. A obra é composta por 70 crônicas selecionadas entre as mais de 600 que Canellas já escreveu para Diário de Santa Maria, cidade em que nasceu. Após a tragédia da boate Kiss em janeiro deste ano, o jornalista decidiu concentrar o tema do seu livro em Santa Maria, mostrando também o seu olhar sobre a vida do interior. Viajando pelo mundo há 25 anos, Canellas se sente como se nunca tivesse saído de Santa Maria.

A primeira crônica do livro, que fala justamente sobre a tragédia da boate Kiss, foi escrita pelo jornalista à máquina de escrever, pois na ocasião ele estava em sua chácara em Sobradinho, no Distrito Federal, onde não possui computador. Assim como esta, houve outras crônicas em que o autor se serviu da máquina e do papel para não perder uma ideia.

Com frequência o autor se vale em seus textos de reminiscências de sua infância e adolescência, também decisivas na escolha da capa, que retrata um dos locais históricos da cidade. Apesar de estarem muito ligadas a Santa Maria, o o jornalista acredita que a maioria das histórias presentes em suas crônicas são universais. Ele também afirma que a relação com o leitor, que busca uma aproximação com o cronista, é algo novo para ele, que só conhecia o contato com os telespectadores.

A maior inspiração de Canellas para suas crônicas é mesmo o cronista Rubem Braga, mas ele cita ainda o olhar peculiar sobre as coisas simples de Mário Quintana, a poética das músicas de Chico Buarque e a carpintaria da narrativa de Gabriel García Márquez.

O livro já foi lançado nas cidades de Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e Pelotas. Nesta sexta-feira será a vez de Caxias do Sul.

Províncias – Crônicas da Alma Interiorana
Editora Globo Livros, 160 páginas, R$ 34,90 (em média).

Anúncios
Posted in: Uncategorized