Rodrigo Viana desvenda o futebol na crônica brasileira

Posted on 14/10/2013

0



O jornalista esportivo Rodrigo Viana lança nesta terça-feira (15/10) em São Paulo o livro “A bola e o verbo – O futebol na crônica brasileira” (Summus Editorial). Na obra o autor mostra através de textos de Mário de Andrade, Lima Barreto, João Saldanha e José Roberto Torero como a crônica  de futebol se instalou na imprensa brasileira e os desdobramentos desse movimento para a literatura e o jornalismo. O lançamento acontece no Bar O Torcedor, no Museu do Futebol, Estádio do Pacaembu.

O livro é resultado da dissertação de mestrado de Viana, amante dos gramados desde a infância e que já tinha as crônicas de futebol como parte da sua vida. Em sua pesquisa, Viana descreveu o percurso histórico da crônica até chegar o momento sociocultural em que a crônica específica de futebol tomou vulto, contextualizando o surgimento e a consolidação da imprensa e do esporte no país.

Então Viana partiu para um olhar crítico dos textos produzidos por cronistas literários na cena futebolística. “Eles derrubam a fronteira entre o jornalismo e a literatura, mesclando crônica e artigo, relato pessoal e análise jornalística, constituindo um caminho para o jornalismo literário”, explica o autor.

O livro tem apresentação do escritor e cronista Ignácio de Loyola Brandão e prefácio do jornalista Juca Kfouri.

Serviço

O que: Lançamento do livro A bola e o verbo – O futebol na crônica brasileira (80 p., R$ 32,20), de Rodrigo Viana

Quando: 15 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h

Onde:  Bar O Torcedor – Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller – Loja 1 – São Paulo – SP).

Anúncios
Posted in: Uncategorized